Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Para regularizar a situação desses eleitores, o TRE-BA realizará um mutirão especial neste sábado e domingo (4 e 5 de maio), das 8h às 14h.
O atendimento será feito em todas as zonas eleitorais do interior do estado e nas 19 zonas eleitorais da capital. Para serem atendidos, os eleitores deverão apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, emitido há no máximo três meses. No caso do primeiro título de eleitor (alistamento eleitoral), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o passaporte não serão aceitos como único documento de identificação. Nesses casos, será necessária a apresentação de documentação complementar. Homens que completam 19 anos em 2024 devem apresentar também o certificado de quitação militar.
O título eleitoral é cancelado automaticamente quando o eleitor não vota em três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. O título também pode ser cancelado se o eleitor não comparecer à revisão do eleitorado, realizada pela Justiça Eleitoral no município em que a pessoa vota.