Salvador enfrenta uma série de alagamentos e transtornos devido às fortes chuvas registradas no início da tarde desta terça-feira (21/05). Vídeos enviados à redação do Informe Baiano mostram o nível da água em várias localidades, como na Avenida Salvador, região do Bonfim, Uruguai, Afrânio Peixoto e Nilo Peçanha.
Outros problemas relatados ao IB causados pela chuva ocorreram em Plataforma, Rua Primeiro de Novembro, Rua Amparo do Tororó, Avenida Djalma Dultra, Stiep, Alto do Coqueirinho, Vale dos Rios, centro da cidade e Itapuã.
As intensas chuvas que caíram sobre a capital baiana nas últimas horas têm causado transtornos e preocupação para os moradores. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já registrou, até o momento, um total de 59 ocorrências em diversos bairros da cidade.
Entre as principais solicitações recebidas pela Codesal, destacam-se ameaças de desabamento e deslizamento, além de árvores que representam risco de queda e imóveis alagados. No Centro e em Brotas, foram registradas 2 ameaças de desabamento, enquanto no Subúrbio e nas Ilhas foram contabilizadas 3 ocorrências do mesmo tipo.
Cajazeiras e Itapuã/Ipitanga apresentaram 2 ameaças de desabamento cada. Na Cidade Baixa, Barra, Pituba, Cabula, e Tancredo Neves, foram registradas uma ocorrência de ameaça de desabamento em cada localidade. Além disso, houve um caso de ameaça de desabamento de muro na área do Subúrbio.
Quanto aos deslizamentos de terra, foram contabilizadas 9 ocorrências, com destaque para as regiões da Barra, Cabula e Valéria. A queda de árvores também tem sido uma preocupação, com 3 registros de árvores ameaçando cair, principalmente nas áreas da Pituba e Cabula.
Outras ocorrências incluem avaliação de imóveis alagados, desabamento parcial de edificações e infiltrações, que também foram registradas.