A frente fria que chegou à Bahia nesta sexta-feira (22) causou alagamentos em várias vias dos municípios de Vitória da Conquista, Brumado e Guanambi. Essas cidades, localizadas no sudoeste baiano, estão sob alerta laranja devido ao risco de chuvas fortes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o site Achei Sudoeste, em Brumado a Avenida Coronel Santos, nas proximidades da ponte do Rio do Antônio, que liga o Bairro São Félix ao centro da cidade, ficou completamente alagada.
Em Guanambi, o pluviômetro da Agência Sertão contabilizou 60mm. No Centro e em bairros vizinhos, como o São Francisco, houve alagamentos, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foi atingido, além disso, a enxurrada alagou a Rua Benjamim Vieira Costa, submergindo veículos. No bairro BNH, algumas residências também foram alagadas.
Até o momento, não há registros de feridos ou desabrigados. Sudoeste, oeste, sul, extremo sul, extremo oeste, Vale do São Francisco, estão em alerta amarelo hoje.
A chuva intensa na Bahia é resultado da atuação de diversos sistemas meteorológicos. Entre eles, destacam-se:
Esses fatores estão configurados para este sábado (23), intensificando as condições de instabilidade.
A combinação de sistemas deve provocar raios, trovões e ventanias em algumas áreas do estado. A previsão é que a chuva persista até terça-feira (26). Na região sul da Bahia, os ventos podem alcançar velocidades de até 70 km/h.
Os maiores volumes de chuva estão previstos para ocorrer entre sábado (23) e domingo (25), com destaque para as regiões sul e sudoeste do estado.
Dados importantes:
Em caso de rajadas de vento:
Outras orientações: