O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador (Codefat) aprovou, nesta quarta-feira (18), o calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2025. Os repasses vão ter início em 17 de fevereiro, para trabalhadores nascidos em janeiro, e seguirão de acordo com o mês de aniversário de cada beneficiário.
A estimativa é que 24,8 milhões de trabalhadores sejam contemplados, totalizando R$ 25,8 bilhões em repasses. O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal, no caso de funcionários da iniciativa privada, e pelo Banco do Brasil, para servidores públicos. O saque poderá ser feito até o dia 27 de dezembro de 2025.
Têm direito ao benefício os trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2023, recebendo até dois salários mínimos por mês, e que estejam inscritos no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos. É necessário, ainda, ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias no ano-base.
O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de trabalho. Quem trabalhou durante os 12 meses de 2023, por exemplo, receberá o valor integral, equivalente a um salário mínimo, que, segundo projeções da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), será de R$ 1.502 em 2025. Os valores podem ser consultados no portal Gov.br.
Abaixo, confira o calendário completo de pagamentos: