Um grave acidente entre duas lanchas que realizavam o transporte de passageiros entre Valença e Morro de São Paulo, no Baixo Sul da Bahia, deixou um morto e ao menos 13 feridos na noite desta segunda-feira (07). A colisão ocorreu em alto-mar e mobilizou equipes de resgate da Prefeitura de Cairu, além do SAMU e da Polícia Civil.
A vítima fatal foi identificada como Gustavo Veloso Andrade, gerente administrativo de estabelecimentos turísticos conhecidos na região, como a Pousada Sambass e o Hotel Aqua By Sambass. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Entre os feridos, estão duas pessoas em estado grave, incluindo uma gestante, que foram socorridas e encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia de Valença. As demais vítimas receberam atendimento no local e seguem em estado estável.
Logo após o acidente, a Prefeitura de Cairu acionou ambulanchas e reforçou o atendimento médico nos pontos de chegada das embarcações, como o Atracadouro e Gamboa, além de dar suporte às famílias das vítimas.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. Ainda não há informações oficiais sobre o que teria provocado a colisão entre as embarcações.
O acidente gerou grande comoção em Morro de São Paulo, que nesta época do ano recebe um grande número de turistas. A travessia marítima entre Valença e o destino turístico é uma das principais vias de acesso à ilha.
A Capitania dos Portos também deve instaurar procedimento para apurar se as embarcações estavam regulares e se os protocolos de segurança estavam sendo seguidos.
Ilheus24horas