noticias562 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Bahia

Após decisão do STF, Câmara de Nordestina dá posse a dois novos vereadores e amplia composição do Legislativo; prefeita vira o jogo

Publicada em 17/04/2025 às 08:27h | Jorgequixabeira 

Compartilhe nas redes sociais
jq

Após decisão do STF, Câmara de Nordestina dá posse a dois novos vereadores e amplia composição do Legislativo; prefeita vira o jogo


A manhã desta quarta-feira (16) foi de mudança no cenário político de Nordestina, na região sisaleira da Bahia. Dois novos vereadores tomaram posse na Câmara Municipal depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou o aumento no número de cadeiras no Legislativo da cidade.

Marcos de Jesus Reis (PL) e Maria Natividade Andrade Moura (PSD) assinaram o termo de posse por volta das 10h30, no gabinete da presidência da Câmara. A cerimônia foi rápida e discreta, mas com impacto direto na política local.

Antes da posse, a prefeita Eliete Andrade (PSD) tinha uma base menor que a oposição: eram quatro vereadores do seu lado contra cinco do outro. Agora, com os dois novos parlamentares — que são aliados da prefeita — o placar virou. A base governista passou a contar com seis vereadores, enquanto a oposição ficou com cinco.

O PSD, partido da prefeita, já era o maior dentro da Câmara, com quatro representantes. Com a chegada de Maria Natividade, agora são cinco. E o PL, com Marcos de Jesus, também reforça o grupo de apoio à prefeita.

A mudança só foi possível por causa da decisão do STF, que manteve o entendimento de que Nordestina, pela quantidade de habitantes, poderia ter onze vereadores e não apenas nove, como era até então.

Com a nova composição, a Câmara fica assim: Antônio Carlos Militão Carneiro Júnior (PSD), Edvaldo Góes da Silva (PODE), Elino da Silva Oliveira (PSD), Evaldo dos Santos Gonçalves (PSD), Genilson dos Santos Silva (PODE), José Marcos Araújo dos Santos (PSD), Marcos Batista de Souza (MDB), Marcos de Jesus Reis (PL), Maria Natividade Andrade Moura (PSD), Neílton Belarmino Amambahy (MDB) e Renígio Matos Reis (PP).

Nos bastidores, a avaliação entre aliados da prefeita Eliete é de que a reorganização da Câmara marca não apenas o fim de um impasse jurídico, mas também uma virada estratégica para o governo municipal, que agora passa a contar com apoio majoritário para pautas e projetos.

Notícias de Santaluz em parceria com o radialista Edgar de Souza




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca JORGEQUIXABEIRA
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (74)98064146
Visitas: 148774824 Usuários Online: 998
Copyright (c) 2025 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!