Uma forte chuva atingiu a cidade de Itabela, no sul baiano, neste fim de semana. Os transtornos causados pelo temporal ainda foram enfrentados pelos moradores na segunda-feira (11).
Segundo a imprensa local, os idosos do Asilo dos Idosos Giuseppe Aras, na Rua Doutor Talma Sampaio, ficaram isolados por causa do alagamento. "Não temos como deixar que eles saiam. Está tudo alagado. Na cozinha perdemos todas as compras. A lavanderia também encharcou. A situação é crítica, porque não podemos deixar nada deles ser contaminado", afirmou um funcionário ao site Radar 64. No local, há dois idosos com mais de 100 anos. De acordo com ele, a prefeitura municipal está encaminhando uma doação de alimentos para atendimento emergencial.
Outras localidades do município também ficaram alagadas. Os lugares mais críticos foram a Avenida ACM, no Centro, uma via bastante movimentada; Rua principal do bairro da Jaqueira; Rua Doutor Talma Sampaio e a Rua Princesa Izabel, ambas localizadas no bairro Bandeirante.
De acordo com o site Giro de Notícias, na Avenida ACM, assim como em diversos pontos, não há vazão para a água. A cidade tem poucos bueiros, além disso, são pequenos e estão entupidos para suportar toda a água que desce para as ruas citadas. A cidade possui poucas redes de escoamento de água, e com chuva muito forte toda a água é acumulada nestas localidades.
Segundo a agência de meteorologia Climatempo, a previsão é que a chuva dê uma trégua no município nesta terça-feira (12), mas, a partir de sexta-feira (15), deve voltar a chover forte em Itabela.