A campanha de vacinação contra a influenza, que terminaria nesta sexta-feira (15), será prorrogada para o próximo dia 21 em Salvador. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo imunizar o maior número de pessoas na capital baiana. Iniciada no dia 23 de abril, a estratégia ainda não alcançou a meta recomendada pelo Ministério da Saúde de imunizar 90% do público-alvo.
Das 541.451 pessoas elegíveis para tomarem o imunobiológico no município, 532.203 já se protegeram contra a doença, o que corresponde a 84% de cobertura. "Estamos percebendo uma certa resistência por parte da população em procurar os postos, apesar de todo o empenho da pasta no sentido de conscientizá-los da importância da vacinação" pontuou a subcoordenadora de Imunização, Doiane Lemos.
O público-alvo da campanha é composto por idosos a partir de 60 anos, crianças (maiores de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas até 45 dias (mulheres que ganharam bebês), trabalhadores de saúde, professores, portadores de doenças crônicas (com prescrição da vacina ou relatório médico). As crianças são as que menos se protegeram - apenas 65% do público-alvo, levando em conta que é um dos grupos mais vulneráveis às complicações, caso contraiam a doença.