A terceira edição do Fuzuê abriu oficialmente o período pré-carnavalesco em Salvador, na tarde deste sábado (23). Bandas percussivas e de sopro, além das fanfarras e irreverência dos foliões tomaram conta do circuito Orlando Tapajós, trecho de Ondina à Barra.
Tradicionalmente, o desfile foi iniciado às 15h pelo grupo Bike Fuzuê que neste ano fez um alerta e pediu respeito aos ciclistas. Em seguida, os bloquinhos infantis como Tio Paulinho e Stripulia animaram a garotada que marcaram presença na festa.
Acompanhada da mãe, a administradora Isabela Figueirôa, Cecília, de dois anos, se divertiu ao som das bandinhas.
"Esse é o primeiro aninho dela aqui com a gente. Eu já tinha vindo em outras edições e vi que era bem tranquilo e esse ano eu decidi trazer ela. E ela está amando, curtindo muito. Isso aqui é bom pra criança, bom pra curtir com tranquilidade e segurança", contou Isabela.
Ao BNews,o presidente da Saltur, Isaac Edigton, ressaltou a importância do evento para o público infantil.
"É
muito importante a participação dos jovens e das crianças. A gente tem
uma preocupação muito grande de retroalimentar o Carnaval. Está sempre
projetando o Carnaval para o futuro. Então o Fuzuê tem tudo a ver com
isso, a gente está sempre preservando o folião do futuro. Várias
gerações aqui de pessoas que curtem o Carnaval, então as famílias
inteiras veem. Tem crianças de colo, no pescoço, em carrinhos de bebê e
ao mesmo tempo todo mundo junto curtindo esse Carnaval mais
intimista", disse.
Confira aqui a galeria de fotos do Fuzuê
Quem também marcou presença no evento foi o bloco dos vendedores ambulantes que investiram na criatividade para atrair clientes. Vendedor de cerveja, água e refrigerante, o massoterapeuta Lucas filho se fantasiou de Mulher Maravilha para se destacar entre as centenas de ambulantes.
"Eu já gostava de pular Carnaval fantasiado e esse ano eu resolvi vender pela primeira vez e tive a ideia de me fantasiar como estratégia de marketing e tem dado certo", garantiu o vendedor que pretende comercializar os seus produtos durante todos os dias da folia momesca.
A folia antecipada também atraiu diversos grupos de turistas.
No Carnaval de Salvador pela segunda vez, o cearense Ocian Rodrigues não poupou elogios a festa realizada na capital baiana. "A folia, a alegria e todo esse alto astral que existe em Salvador me fez voltar. Pra mim isso aqui é espetacular. E esse Fuzuê é um aquecimento para o Carnaval. É muito importante para colocar todo mundo já no ritmo da folia", disse o administrador.
Por falar neles, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, Salvador deve receber cerca de 800 mil visitantes.
"A maioria, que são estrangeiros, deve ficar na nossa cidade até o dia 10 de março, que é o domingo seguinte a quarta-feira de cinzas. Então são cerca de 15 dias que a gente contabiliza esse número", explicou.
O número expressivo de turistas que deve desembarcar na capital baiana é reflexo da melhora da economia brasileira. Pelo menos é o que disse o prefeito ACM Neto. Segundo ele, a cidade vive o melhor verão dos últimos anos.
"Ano passado a gente viveu um ano de grave crise econômica no país e esse ano as coisas começam a melhorar um pouco e a cidade vive o seu melhor momento. Salvador, vive esse ano certamente o melhor verão da década", acrescentou.
E para quem pensa que acabou, o calendário do pré-Carnaval segue nos próximos dias. Neste domingo (24) tem a quarta edição do Furdunço. Na terça (26), é a vez do 'Pipoco' com Léo Santana, ambos no circuito Orlando Tapajós, e na quarta (27) tem o desfile de bloquinhos e fanfarras no circuito Sérgio Bezerra, no bairro da Barra.