No twitter, o secretário informou que a doméstica esteve com a primeira vítima ainda quando ela já apresentava os sintomas. A confirmação do contagio veio depois que amostras foram coletadas e analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).
A primeira vítima tem 34 anos e foi infectada durante uma viagem à Itália. Ela retornou do país em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde possivelmente aconteceu a contaminação. As duas permanecem em isolamento domiciliar, por recomendação médica, como forma de prevenção e estão clinicamente bem, conforme assegurou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
"Diferente do caso original, cujo contágio inicial foi na Itália, o novo caso trata-se de uma transmissão local do vírus, sendo agora considerado circulante no estado. Cabe ressaltar que as duas pacientes vinham sendo monitoradas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a Vigilância Municipal de Feira de Santana", informou a pasta.
OCORRÊNCIAS - De janeiro até às 17 horas a sexta-feira (6), a Bahia registrou 93 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 33 foram descartados laboratorialmente e 38 aguardam análise laboratorial e um caso confirmado. Os municípios notificantes foram Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Porto Seguro, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Texeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Os números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.