O governador Rui Costa (PT) flexibilizou algumas medidas restritivas na Bahia e, inclusive, liberou a realização de aula semipresencial em Capim Grosso e na região de Jacobina. As medidas foram publicadas neste domingo (18), no (DOE) Diário Oficial do Estado. O toque de recolher na região foi reduzido e passa a ser das 21h às 5h, até o dia 26 de abril.
Conforme o decreto, as atividades letivas, nas unidades de ensino públicas e particulares, poderão ocorrer de maneira semipresencial, conforme disposições editadas pela Secretaria da Educação, nos municípios listados abaixo cuja a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%. Segundo o boletim divulgado ontem (18), pela Secretaria da Saúde de Jacobina mostra que a taxa de ocupação de UTI é de 100%.
A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. No restante do estado, continuam suspensas, até 26 de abril, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares.
Confira os municípios que estão liberados para iniciar as atividades letivas de maneira semipresencial: Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Tapiramutá, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.