noticias218 Seja bem vindo ao nosso site JORGEQUIXABEIRA!

Bahia

Lacem confirma existência de variante agressiva do Covid-19 em Maíri, Serrolândia, Riachão do Jacuípe, Ipirá e outros municípios baianos

Publicada em 15/05/21 às 08:54h

JORGEQUIXABEIRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lacem confirma existência de variante agressiva do Covid-19 em Maíri, Serrolândia, Riachão do Jacuípe, Ipirá e outros municípios baianos  Compartilhar a noticia Lacem confirma existência de variante agressiva do Covid-19 em Maíri, Serrolândia, Riachão do Jacuípe, Ipirá e outros municípios baianos  Compartilhar a noticia Lacem confirma existência de variante agressiva do Covid-19 em Maíri, Serrolândia, Riachão do Jacuípe, Ipirá e outros municípios baianos

Link da Notícia:

Lacem confirma existência de variante agressiva do Covid-19 em Maíri, Serrolândia, Riachão do Jacuípe, Ipirá e outros municípios baianos

Usando o que existe de mais moderno em pesquisa e sequenciamento genético, o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) sequenciou 225 genomas completos do Sars-CoV-2 em pacientes residentes de 88 municípios baianos. O trabalho que vem sendo realizado há oito meses, já detectou 21 linhagens em circulação na Bahia, entre elas oito cepas e três variantes de atenção apontadas pelo Ministério da Saúde: a P.1 (Manaus), P.2 (Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (Reino Unido). O boletim divulgado nesta sexta-feira (14), que analisa casos de abril deste ano, confirma a predominância das variantes mais agressivas em toda a Bahia, sobretudo, a P.1.

Na avaliação o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, isso é um alerta para a população. “As amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado e identificar a dispersão de variantes mais contagiosas, existe um risco aumentado para a internação e rápido agravamento do quadro clínico”, ressalta Vilas-Boas.

Todas as amostras avaliadas eram de pacientes com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos.

Com investimento superior a R$ 20 milhões nos últimos anos pelo Governo do Estado, o Lacen-BA tornou-se referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

Os dados sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do SARS-CoV-2 e das novas variantes, que é o resultado de suas múltiplas mutações. Portanto, o uso de máscara, distanciamento social e higiene frequente das mãos continuam sendo as medidas mais eficazes no combate ao coronavírus.

Na Bacia do Jacuípe, foram confirmados casos em  Mairi (1), Serrolândia (1), Riachão do Jacuípe (1), Ipirá (1), Serra Preta (1) .

Para ter acesso a relação completa dos municípios, clique aqui.

Informações Saude.ba




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca JORGEQUIXABEIRA
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (74)98064146
Visitas: 144544057 Usuários Online: 900
Copyright (c) 2024 - JORGEQUIXABEIRA
Converse conosco pelo Whatsapp!