No início da manhã desta quarta-feira (09), no Km 172 da BR 101, em Feira de Santana (BA), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um veículo que possuía ocorrência de estelionato.
Tudo começou, após uma vítima registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia da Polícia Civil, comunicando que seu nome foi utilizado, criminosamente, para financiamento de um automóvel Honda/Civic, de cor cinza.
Ele relatou também que começou a receber boletos de cobrança referente a transação fraudulenta e que a situação estava trazendo muita dor de cabeça.
Com base nas informações, a equipe conseguiu abordar o veículo suspeito e durante a vistoria descobriu-se que o carro utilizava placas em desacordo com o estabelecido pelo Contran. Foi confirmado que trata-se do mesmo Civic objeto de estelionato.
Aos policiais, o condutor confessou que comprou o veículo em prestações e pretendia quitar o financiamento, para posteriormente comercializar o carro.
Diante disso, a ocorrência foi encaminhada para a Central de Flagrantes da Polícia Civil de Feira de Santana para os procedimentos necessários.
Atenção para o GOLPE: Carro Finan" ou ainda "Carro NP" (não pago) significa um carro que foi financiado mas nenhuma prestação foi quitada. O golpe acontece desta forma: os golpistas conseguem dados pessoais de pessoas de boa-fé (que se tornam vítimas dos criminosos) para comprar carros zero ou usado em concessionárias. Assim que o retiram da loja, já o oferecem nos sites de carros NP. As prestações deixam de ser pagas, até que então o agente financeiro decide pela busca e apreensão do veículo e, enquanto isso, o veículo é revendido a um preço muito baixo e segue rodando, o que é crime.
Núcleo de Comunicação Social – SPRF/BA
Polícia Rodoviária Federal