Até o momento não se sabe o nome do homem que aparece no video, nem em que igreja o vídeo foi gravado. Também não se sabe a cidade, nem a data que a suposta profecia foi revelada, no entanto alguns detalhes chamam a atenção dos Jacobinenses que assistiram a gravação, como por exemplo ele falar que uma cidade vai ficar embaixo não de água mas de lama, o que se remete imediatamente à batragem de rejeito que existe na zona rural do município, uma das maiores do Norte e Nordeste.
Outro detalhe intrigante é ele citar que enquanto tudo isto acontece muitos estão preocupados com festas e bagunça, e que dias piores virão. Muitos ao ouvirem esta frase lembraram- se do período recente do carnaval, mas outros foram ainda além, citando que existem rumores que a cidade se prepara para a micareta, e que ja se tem anunciado que haverá um período de 15 dias de festejos. Também chamam a atenção para o fim da frase do reverendo que cita em alto em bom som que DIAS PIORES VIRÃO, lembrando que a fala é bastante semelhante ao refrão da atual gestão Municipal.
Coincidências à parte, a verdade é que em nenhum momento se cita o nome de Jacobina e nem dei nenhuma outra cidade do estado na gravação, mas fato é que independente de acontecer ou não o cumprimento desta profecia, que esperamos que realmente não aconteça, a população vem a muito tempo se preocupando com a situação da barragem de rejeitos da cidade, principalmente devido aos mais de 100 tremores de terra que foram registrados no município desde que a região passou a ser monitorada pelas estações sísmicas do LabSis. O mais recente aconteceu inclusive na noite deste último domingo, 26/2 onde se registrou um tremor de 2.1 Mr em Jacobina.
Independentemente deste vídeo ser passível ou não de credibilidade esperamos que ele sirva de alerta para que as autoridades fiscalizem e acompanhe mais de perto a situação da barragem de rejeito e quais as implicações que esses tremores de terra, que se tornam cada vez mais fortes, possam ter sobre ela. Desta forma se certamente se tornará bem menos provável que esta suposta profecia se cumpra.
Emerson Rocha/ Bahia Acontece