Já chegou à Bahia, a nova vacina contra a dengue. Composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, a Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.
A expectativa da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), é que o preço do imunizante possa variar entre R$ 350 e R$ 450 a depender de cada cidade. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão de incorporação desta vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) é de aproximadamente um ano e meio.
Segundo a Anvisa, a vacina é indicada para crianças acima de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos. A Qdenga, portanto, é a primeira dose aprovada no Brasil para um público mais amplo, já que o imunizante aprovado anteriormente, a Dengvaxia, só pode ser utilizado por quem já teve dengue.
Na Bahia, de acordo com dados da Sesab, o número de casos prováveis de dengue entre 1º de janeiro e 17 de junho de 2023 foi de 30.188, um incremento de 6,9% em comparação ao mesmo período de 2022. Em Salvador, entre 2 de janeiro e 25 junho de 2023, o número de casos foi 5.734, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um aumento de mais de 700% em relação ao mesmo período de 2022.