A Prefeitura de Feira de Santana decretou estado de emergência em saúde pública nesta sexta-feira (21), por causa do alto número de casos de dengue na cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município.
De janeiro deste ano até quinta-feira (20/7), 978 casos da doença e quatro mortes por dengue grave foram registrados na cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador.
As informações foram detalhadas pelo prefeito Colbert Martins durante uma live. Ele ainda solicitou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) a autorização para ter acesso a casas fechadas que possam ter foco do mosquito Aedes Aegypti.
O gestor municipal também pediu apoio do Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros para promover a segurança aos agentes de endemias.
Colbert Martins falou sobre a expectativa da chegada de quatro motobombas para realizar o fumacê nos bairros de Feira de Santana. No entanto, o prefeito enfatizou que os inseticidas matam apenas os insetos voadores, não atingindo aqueles que ainda estão em formação dentro da água. Ele destacou o trabalho dos agentes de endemias e pediu o apoio da população.
É preciso que a comunidade esteja atenta, verificando os locais que podem acumular água, a exemplo dos vasos de planta, fundo da geladeira e o quintal.
Em entrevista à TV Subaé, Cristiane Campos, secretária de Saúde de Feira de Santana, informou que o atendimento para pessoas que estão com sintomas de dengue estão assegurados nas unidades do município.
Nós estamos divulgando para a população procurar o atendimento quando surgirem os primeiros sintomas e não fique se automedicamento porque o caso pode agravar. Quando chegam na unidade de saúde o estado já é grave e é mais complicado, reforçou a secretária.
Fonte: G1