Um apagão deixou baianos assustados na manhã desta terça-feira (15). Segundo informações da Neoenergia Coelba, a situação afetou ainda outros estados.
"Uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)."
A companhia ainda não tem dimensão de quantas pessoas foram afetadas. Em Salvador, o sistema metroviário foi evacuado diante da emergência. Todas as estações de metrô foram fechadas. As operações nas rodovias federais e estaduais foram interrompidas.
Informações divulgadas pelo g1 indicam que Piauí, Maranhão, Porto Alegre, Rondônia, Amapá e Acre também registraram falta de energia. A queda de luz aconteceu por volta das 8h30 e foi relatada por internautas nas redes sociais. Diversos bairros da capital baiana, além de municípios como Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Camaçari e outros, estão sem luz.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que ainda apura a situação. No meio da manhã, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o apagão nas regiões Norte, Nordeste e em estados do Sudeste. Segundo informações da entidade, uma "ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga".
"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
Já o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa "que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente."
MEMES
O blackout gerou inúmeros memes nas redes sociais. Os internautas brincaram com possíveis invasões de ET's, arrebatamento e até apocalipse. Confira tudo nesta reportagem.
iBahia