Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inclui parte da região do Sisal em risco para a onda de calor que vem atingindo várias partes do Brasil essa semana. Segundo o aviso, o risco começou na terça-feira, 26, pela manhã e deve durar até domingo, 1º. No período, a temperatura deve ficar 5ºC acima da média histórica registrada. Na Bahia, as cidades afetadas ficam nas regiões Oeste, Nordeste e Norte do estado, em sua maioria.
O alerta inclui Cansanção, Itíuba, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Santaluz, São Domingos e Valente. Os moradores de Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Euclides da Cunha, Gavião, Ipirá, Jeremoabo, Mairi, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira, Senhor do Bonfim e Várzea da Roça também devem sentir os efeitos da onda de calor.
Temperatura alta - No oeste baiano, três cidades registraram temperaturas acima de 40º no domingo (24): Ibotirama, que chegou a 40,7ºC, Bom Jesus da Lapa com 40,2ºC, e Formosa do Rio Preto com 40,1ºC.
Essas foram as temperaturas mais quentes desse ano até o momento na Bahia, mas as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o calor seja ainda maior essa semana, com previsão de máximas de 41º a 42ºC nas cidades até a sexta-feira.
Cleriston Silva