Nesta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, os provedores de internet da cidade de Jacobina, na Bahia, em ação unida impediram os cortes realizados pela Neoenergia, que atua à serviço da Coelba na cidade.
Segundo os provedores, a ação foi motivada por discordância de valores cobrados pela concessionária na utilização dos postes para a passagem de fios de fibra óptica, onde a cobrança é considerada abusiva e superior ao que está previsto nas resoluções da ANEEL e da ANATEL.
As empresas alegam que a Neoenergia se recusa a negociar condições adequadas e vem mantendo cobranças incompatíveis com as diretrizes regulatórias e realidade econômica da região e com isso tem provocado impacto significativo na continuidade de serviços de telecomunicações e prejudica as empresas e consumidores finais.
Durante a ação, as equipes técnicas monitoraram e bloquearam os veículos da concessionária, impedindo que os cortes continuassem sendo realizados. Para os provedores, essa medida foi essencial para proteger a infraestrutura de internet na cidade, além de resguardar os direitos da população, que depende desses serviços para trabalho, educação e comunicação.
Os provedores de internet reafirmam em nota seu compromisso com a comunidade e com a qualidade dos serviços, sempre em busca de soluções que atendam aos interesses coletivos e respeitem as normas regulatórias.
Aqui no Bairro da Caeira, a Polícia Militar foi acionada e conversa com os donos fe provedores e com prepostos da Coelba.
Fonte: Augusto Urgente, com informações de VP