Na tarde desta sexta-feira (18), a tradição foi mantida no Povoado Quilombola de Alto do Capim, no município de Quixabeira, com a procissão do senhor morto, que percorreu as ruas da localidade, sob um sol escaldante, que nem por isso abalou a fé dos participantes.
Ao longo do trajeto, foram organizadas estações para relembrar as quedas de Cristo durante o caminho até o Calvário. Nas pausas eram feitas leituras. reflexões bíblicas e rezado a oração do “Pai Nosso e Ave Maria”
História
A Procissão do Enterro ou do Senhor Morto é uma prática devocional católica que procede a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, na Sexta-feira Santa, e rememora o depósito do corpo de Jesus no túmulo. O cortejo traslada os ícones de Jesus morto e, por vezes, Nossa Senhora das Dores, São João Evangelista e Santa Maria Madalena, santos que, segundo o evangelho, teriam estado presentes à hora da crucificação.
Surgida em Portugal entre os séculos XII e XIII, constitui, na atualidade, uma das principais práticas devocionais da Semana Santa em todos as localidades em que cuja influência portuguesa se enraizou.
Confira fotos e vídeo do evento:
Jorgequixabeira