Nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Vereadores, foi promovida a VIII Conferencia Municipal de Assistência Social com o tema "Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social". O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) através da Prefeitura de Capim Grosso e Secretaria de Assistência Social, teve o objetivo de discutir ações e metas para o atendimento em Assistência Social e o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A mesa diretora foi
formado pelo vice prefeito, Frank neto, Secretária de Assistência
Social, Hosana Ferreira, Secretário de Educação, Ed Carlos,
Representante dos usuários, Janete Reis e o palestrante José Bartilothe.
A Conferência Municipal acontece a cada dois anos, contou com o
palestrante, Professor José Bartilotti. Também foram formados grupos de
trabalho e elaborados propostas para três eixos temáticos: A
Assistência Social, Direito do Cidadão e Dever do Estado; Política
Pública e Financiamento Público; e Democracia e Controle Social. As
propostas farão parte do Plano Municipal de Assistência Social.
A Secretária Hosana Ferreira falou que a "Assistência Social é estender a mão e o maior trabalho que pode ser feito é o de ajudar quem necessita, buscando maneiras de integrá-los na sociedade", salientou. Hosana ainda comentou da importância que as pessoas conheçam os equipamentos da Assistência Social.
A Presidente do Conselho Manuela Sampaio, ressaltou que o evento é extremamente importante para as políticas públicas da Assistência Social, para que se possa avaliar as propostas.
Janete Reis representou as mães de usuários e falou sobre a importância dos equipamentos na vida das pessoas.
O Secretário de Educação Ed Carlos, viu o momento como importante para buscar outros caminhos de soluções.
O palestrante professor José Bartilothe, Bacharel em Administração formado pela UFBA e há 15 anos está na luta a frente da Política de Assistência Social e hoje está como Coordenador Estadual de Violência Socioassistecial e Secretário Executivo da Comissão Intergestores Bipartite -CB. Disse que os municípios são quem mais investem em politicas públicas. Explicou que as politicas são associadas e interligadas transversais que perpassam por todas. Indicou que seja preciso ocupar os espaços, mas que o servidor precisa ter consciência. “Politica Pública não é favor é direito”, comento.
Prefeitura Municipal de Capim Grosso, Confiança no Trabalho.