O boletim divulgado pelo pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (9/4) estimou que há cerca de 112 mil casos do novo coronavírus no Brasil, apesar de ter registrado 17.857. Durante a transmissão ao vivo da pasta, o secretário-executivo João Gabbardo explicou que ocorre subnotificação, ou seja, diversos casos positivos não estão sendo contabilizados pelo governo.
Wanderson de Oliveira, também do ministério, comentou que há sempre notificação em casos de gripe e influenza, já que há pessoas sem sintomas ou com sintomas leves que não vão ao hospital. Apesar disso, a taxa de letalidade da Covid-19 chegou a 5,3%.
Os dados apontam 941 mortes confirmadas pelo novo coronavírus no Brasil. O número representa um aumento de de 144 óbitos nas últimas 24h, novo recorde negativo do país. O número de casos, entretanto, aumentou 1.931 neste dia, pouco menor que os dois mil testes positivos confirmados no dia anterior.
A Bahia está em oitavo lugar no número de casos, com 559 registros e 19 mortes. O boletim apresenta ainda que 12% dos casos de síndrome respiratória foram comprovadamente causados por coronavírus, maior que os 11% do dia anterior.
Dentre as vítimas fatais, 78% tinha acima de 60 anos. Além disso, 74% apresentava fator de risco.