O Governo da Bahia lança, nesta quarta-feira (02/04), o programa FazAtleta 2025, que disponibilizará, no ano de 2025, R$ 10 milhões em isenção fiscal para empresas que patrocinem atletas baianos e eventos esportivos no estado. A solenidade para assinatura do decreto pelo governador Jerônimo Rodrigues acontece às 09h, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O período para inscrições e detalhes sobre esta edição do programa serão informados durante o evento. O FazAtleta é um programa executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), e funciona por meio de abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a empresas situadas na Bahia que apoiem financeiramente projetos de atletas e eventos esportivos.
Investimento - Durante o ato de lançamento, o pesquisador e coordenador-geral do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFRP), Fernando Mezzadri, apresenta estudo desenvolvido pela instituição que mostra ser a Bahia o estado brasileiro que mais investe na área do esporte desde 2014.
Sexta economia do país, representando 4,1% do PIB brasileiro, no quesito investimento no esporte, a Bahia está à frente de estados como São Paulo, estado mais rico do Brasil, com cerca de 31% do PIB nacional, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
O panorama traçado pelo IPIE sobre o investimento no esporte nos estados brasileiros abrange o período entre 2002 e 2023.
Ba.gov.br