Pode estar nos planos da FIFA uma verdadeira revolução nas regras do deporto mais popular do mundo, com a a entidade máxima do futebol a realizar testes para avaliar quatro mudanças. As novidades são:
1) A implantação de duas partes de apenas 30 minutos, com o cronometro a parar quando a bola sair do campo ou houver faltas. À semelhança do que acontece no basquetebol ou futsal, por exemplo;
2) Substituições ilimitadas. Até antes da pandemia, o máximo eram três alterações por jogo. Com a Covid-19, implantou-se o sistema com cinco substituições. O regresso à normalidade pode levar a alterações sem qualquer limite.
3) Permitir lançamentos laterais com os pés. No entender da FIFA, isso permitiria criar situações de muito mais perigo, já que a bola poderia alcançar a área rival com mais facilidade.
4) Punir o cartão amarelo com uma suspensão temporária de 5 minutos. O jogador ficaria de fora do relvado e regressaria ao fim do tempo estipulado.
Estas mudanças estão a ser testadas na Taça do Futuro do Futebol , torneio para sub- 19 disputado por PSV, AZ, Leipzig e Brugge. No final, a FIFA avaliará o impacto destas mudanças e decidirá se as mesmas devem ser alvo de um pedido ao International Board, organismo que fixa as regras do futebol.
Fonte: O Jogo