Jovens com idades entre 16 e 18 anos que desejam participar das eleições municipais deste ano têm até 8 de maio para adquirir o título eleitoral, documento necessário para o exercício do direito ao voto. Em outubro, os eleitores irão às urnas para escolher os representantes que ocuparão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos municípios.
Conforme dados do TSE, em 2022, 2.116.781 jovens nessa faixa etária obtiveram o título eleitoral, um aumento de 51,13% em relação às eleições de 2018.
Primeiro título de eleitor
O procedimento para obter o título eleitoral pode ser realizado pela internet, através do site TítuloNet. Após preencher os dados pessoais solicitados, anexar fotos para comprovação da identidade e apresentar o comprovante de residência, o futuro eleitor deve acompanhar o processo de emissão do documento pela internet.
Após a aprovação, é necessário comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para fazer o cadastramento biométrico, permitindo o acesso à versão digital do título de eleitor através do aplicativo e-Título.
Qualquer brasileira ou brasileiro acima de 16 anos tem o direito de votar e participar do processo de escolha de seus representantes. Para os menores de 18 anos, o voto é facultativo.
Ao completar 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título de eleitor ou não comparecer às urnas, o cidadão pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte e CPF.