Há uma epidemia de conjuntivite viral, e está se aproximando o inverno, época de maior ocorrência de viroses.
É importante saber evitar a propagação de vírus causadores destas e de outras doenças, e se vacinar adequadamente ( febre amarela, tríplice viral, influenza, etc).
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva (membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra) causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus.
A contaminação ocorre com maior facilidade em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus, por meio das mãos, gotículas de secreção contaminada, em contato com as mucosas.
A conjuntivite viral traz bastante lacrimejamento e demora aproximadamente 15 a 30 dias para desaparecer. A conjuntivite bacteriana tem secreção amarelada , e tempo de duração menor.
Ambas são autolimitadas, e melhoram com o uso de soro fisiológico.
O soro fisiológico deve ser usado gelado, para dar a sensação de alívio.
Previna-se, mantendo as mãos limpas e longe das mucosas, higienize superfícies de mesas, telefones, teclados de computador, mouses…
Lave
as mãos com frequência e não as coloque nos olhos, nariz, boca.
Ao espirrar ou tossir, tampe a boca com lenço descartável.
Ao usar colírio ou soro fisiológico, não encoste no olho.
Não compartilhe lençóis, toalhas, travesseiros, maquiagens, óculos, frascos de soro e colírios. Evite piscinas, e, sempre que nadar, prefira usar óculos de proteção.
Texto elaborado por : Alessandra Araujo, médica , CRM 15013, Serviço Médico Campus Simões Filho