A carteira em formato digital segue válida apenas para documentos emitidos a partir de maio de 2017. Para usar o novo recurso, o usuário precisa ter a CNH com QR Code impresso no verso do documento e fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível de forma gratuita na Google Play, para Android, e App Store, para iPhone (iOS). Mais de 26 milhões de brasileiros já contam com a carteira com o código de barras bidimensional.
Segundo o Ministério, a necessidade de atendimento presencial limitava a adoção do documento digital. A expectativa é que a procura seja maior, já que o usuário pode usar o app para ler o código QR da carteira física e realizar uma etapa de validação biométrica diretamente pelo aparelho, por meio da câmera do telefone.
O processo envolve uma prova de vida para garantir a segurança da identificação. No momento da autenticação biométrica, o usuário deve fazer certos movimentos para a câmera, impedindo que o mecanismo possa ser fraudado com fotografias.
Após a validação, o usuário deve informar o número de telefone celular e definir uma senha de quatro dígitos para ativar a CNH Digital. O código será solicitado sempre ao acessar o documento no aplicativo, com ou sem Internet disponível.
CRLV Digital
Além da CNH, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito poderá carregar
também uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de
Veículo (CRLV). No entanto, ao contrário da carteira de habilitação,
ainda são poucos os estados que aderiram ao documento digitalizado de
veículo. Por enquanto, o CRLV Digital está disponível no Ceará, Distrito
Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rondônia. A lista
atualizada de adoção do CRLV Digital está disponível no site do Denatran
(https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/carteiradigital/adesoes).
Central de Noticias