No período de fim de ano é comum aumentar a procura por bichos de estimação, normalmente para presentear os membros da família. No entanto, essa prática pode agravar um problema cada vez mais comum no país: o abandono de animais.
Para sensibilizar a população soteropolitana e reduzir o índice desse tipo de conduta, a vereadora e protetora de animais, Marcelle Moraes, promoveu nas redes sociais a campanha Dezembro Verde. Intensificada por tutores e protetores de todo o país, a iniciativa visa ainda incentivar a adoção de bichos abandonados e a ajuda às ONGs que enfrentam um problema nesse período: a chegada de mais animais (em decorrência do abandono).
“Primeiramente, as pessoas precisam estar conscientes que abandono de animais é crime. Além disso, antes de adotar um animal a pessoa precisa ter certeza das responsabilidades e deveres que a decisão envolve. Por isso estaremos intensificando esse mês a sensibilização das pessoas para a guarda responsável, pois os bichos são seres vivos que sentem fome, frio e ao serem desamparados eles têm a sensação de abandono e podem até morrer nas ruas”, afirmou a parlamentar.
De acordo com a Lei 9.605/98, o abuso e maus-tratos de animais são crimes sujeitos às penalidades de acordo com a gravidade. As denúncias de abandonos e maus-tratos aos animais podem ser feitas por meio de registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia ou através do 190.