Dois irmãos foram mortos a tiros no domingo (10) durante uma cavalgada realizada para celebrar o padroeiro de uma comunidade da cidade de Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais. As vítimas foram identificadas como Rafael Francisco Vieira da Silva, de 27 anos, e Branio José Vieira da Silva, de 29 anos.
Os irmãos teriam sido assassinados após se envolverem em uma briga. De acordo com a versão da Polícia Militar, agentes foram acionados para atender à ocorrência, e enquanto um deles estava tentando apaziguar a situação, foi ferido com um golpe de canivete desferido por uma das vítimas.
Os disparos teriam sido feitos pelo policial na tentativa de se defender, mas pessoas que estavam no evento contestam essa versão e dizem que, na verdade, os irmãos estavam tentando separar uma briga e não protagonizando-a. Um vídeo mostra o momento em que o agente atira.
"Diante a agressão, houve a necessidade de uso de técnicas de imobilização e de força, momento no qual outros transeuntes ali presentes investiram com violência contra os militares, levando-os ao solo, tentando retirar a arma da cintura de um dos militares", diz a Polícia em um trecho de um comunicado enviado à imprensa.