O primeiro turno das eleições municipais acontece no domingo (6/10) e, em menos de 24 horas, dois jovens foram mortos e quatro estão internados em estado grave devido a incidentes relacionados a eventos políticos na Bahia.
Revelando o acirramento da violência durante o período eleitoral no estado, os casos aconteceram em Salvador e na cidade de Prado, no Extremo-Sul da Bahia. O episódio mais recente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (4/10). Um jovem, identificado como Giliard Lima Santos, de 23 anos, teria engatado uma discussão por conta de divergência política na cidade de Prado, no litoral sul baiano.
Testemunhas relataram à polícia que Giliard e seu irmão chegaram em um carro branco e abordaram um jovem em frente a um comitê político. Os três iniciaram uma discussão, motivada pelo fato de Giliard e seu irmão apoiarem um candidato oposto. Em determinado momento, Giliard voltou ao carro e pegou uma arma, sem saber que o jovem já estava armado.
De acordo com a Polícia Militar, durante a confusão, os três homens foram baleados. Giliard foi atingido no tórax, socorrido e levado ao Hospital de Itamaraju, mas não resistiu e chegou à unidade sem vida.
Já na quinta-feira (3/10), um tiroteio durante uma carreata do candidato a vereador e cantor Igor Kannário (PSB) no bairro da Ribeira, Cidade Baixa, em Salvador, resultou em um rapaz baleado. Jeferson Nascimento Pereira, de 22 anos, conhecido como Zidane, foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu no local.
Ambos os casos apresentam semelhanças, já que em cada ocorrência duas pessoas foram baleadas e ficaram gravemente feridas. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde das duas pessoas feridas durante o evento de campanha do cantor.
Em relação ao caso ocorrido em Prado, o irmão de Giliard foi atingido na região da costela e segue internado com estado de saúde estável. O jovem abordado pela dupla, por sua vez, recebeu disparos no tórax e nas costas e se encontra internado em estado grave.
Aratuon