Um homem foi preso nesta quinta-feira (20), na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, suspeito de integrar o grupo que sequestrou um garoto de nove anos na cidade de Miguel Calmon, a cerca de 350 km de Salvador. O menino foi sequestrado na manhã de segunda (17) e encontrado na quarta-feira (19), em Feira de Santana.
O suspeito foi detido por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após perseguição pela BR-324. Ele foi flagrado com uma quantia em dinheiro, que a polícia diz ser o resgate que família pagou pela soltura do garoto.
De acordo com a PRF, parentes do menino tiraram fotocópias das cédulas que foram entregues aos sequestradores. No momento da prisão, os agentes compararam a numeração das cédulas na fotocópia com a da quantia encontrada com o homem e confirmaram que, de fato, o dinheiro era o mesmo entregue ao grupo.
A polícia disse que já havia recebido informações que o homem estava em um carro branco, e estava em busca do suspeito. Os agentes souberam que o veículo havia passado pela cidade de Amélia Rodrigues, sentido Salvador, e foram atrás.
O suspeito percebeu a ação dos policiais e fugiu. Teve início uma perseguição na BR-324, e o carro dirigido pelo suspeito chegou a bater em outros veículos na rodovia.
O homem acabou preso quando passava pelas imediações da localidade de Passagem dos Teixeiras, onde foi detido e flagrado com a quantia, que não teve o valor divulgado.
A Polícia Civil informou que o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) segue em investigações, junto com a 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina), em busca de outros suspeitos, mas não informou mais detalhes sobre as apurações.
Sequestro e localização da criança
O garoto de nove anos de idade foi sequestrado na segunda-feira, enquanto brincava em uma praça na cidade de Miguel Calmon, no norte da Bahia. Uma câmera de segurança do local registrou a ação.
No dia seguinte, terça-feira (18), duas mulheres e um homem foram presos por envolvimento no caso. Segundo a polícia, os presos são Emília Lima Magalhães, Sebastião Gama Barreto e Poliana Miranda.
Nas imagens do sequestro, gravadas por uma câmera de segurança, é possível ver que um carro preto se aproximou do garoto, que brincava em frente à casa da mãe. O veículo parou e dois homens foram até o menino. Em seguida, os suspeitos colocaram ele dentro do carro.
O carro usado na ação foi encontrado horas depois, na zona rural de Miguel Calmon, com os pneus furados. Dos três presos, um deles estava com uma arma e confessou ter participação no sequestro. A polícia não detalhou qual dos três.
Segundo a Polícia Civil, o garoto foi localizado na quarta-feira (19) em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, 250 km distante de onde foi sequestrada.
A mãe do menino, que faz parte de uma família de ciganos, informou que não sabe o motivo do sequestro. O Governo da Bahia chegou a disponibilizar um helicóptero para auxiliar nas buscas. Outras duas pessoas estão sendo procuradas, por suspeita de envolvimento com o crime.