A polícia prendeu, na manhã desta terça-feira (6), um soldado e três cabos da Polícia Militar, um investigador da Policial Civil, um garimpeiro, um traficante e outro criminoso envolvidos em extermínio, minério ilegal de ouro, extorsão e lavagem de dinheiro, na Bahia.
As prisões ocorreram durante as Operações Urtiga e Garça Dourada, realizadas pela Corregedoria-Geral Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Polícia Federal (PF) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA). Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Jacobina, Santaluz, Valente, Santa Bárbara, Cansanção e Nordestina.
Armas de grosso calibre, centenas de munições, drogas e até materiais tóxicos usados na extração ilegal de minério foram localizados. Foram apreendidos um fuzil calibre 5,56, três espingardas calibre 12, seis pistolas de diferentes calibres, três revólveres calibre 38, 17 carregadores, mais de 600 munições de diferentes calibres, mais de R$ 18 mil em espécie, duas pepitas de ouro, substâncias de uso controlado utilizadas para mineração ilegal, notebook, celulares, coletes balísticos, roupas camufladas, rádio comunicador, facas e documentos.
A investigação mostrou a participação dos suspeitos no homicídio e incineração de uma testemunha. Os alvos também são apontados pela Polícia Federal como responsáveis pela extração ilegal de minério, com uso de explosivos e posse de armazenamento de substâncias tóxicas. Também integraram as ações as Corregedorias da Polícias Civil e Militar, com apoio de policiais civis.